Catedral da Ressurreição tem nova Cônega

Catedral da Ressurreição tem nova Cônega

No Domingo de Pentecostes, 04 de junho, comemoramos o 57º aniversário da comunidade da Paróquia da Ressurreição, Catedral diocesana da DAB, e como parte das comemorações houve a instituição da Revda. Lucia Borges como Cônega da Catedral da Ressurreição.

Foi no dia 5 de junho de 1960 que Revd. Saulo Marques realizou o primeiro culto público, ao ar livre, no terreno onde depois foi construída a igreja. Desde então, muitos clérigos e clerigas, leigos e leigas passaram pela Paróquia da Ressurreição. A história  desta comunidade se confunde com a fundação da cidade, e vemos neste fato histórico um sinal de privilégio e, principalmente, de nossa responsabilidade como Igreja Missionária. Neste tempo, marcamos a consolidação e crescimento da presença Anglicana no Planalto Central, e também somos gratos a Deus por todas as pessoas que dedicaram e dedicam seus dons e suas vidas para esta porção da Igreja de Cristo.

E, como parte das comemorações no domingo de Pentecostes, 04 de junho de 2017, nossa liturgia envolveu-se em celebrar, especialmente,  o ministério de serviço de Lucia Borges.

Revda. Lucia, ou irmã Lucia, tem dedicado 52 anos de sua vida à Igreja de Jesus Cristo. Foi 1965 que iniciou sua vida religiosa na Congregação das Irmãs Franciscanas dos Pobres e ali serviu por mais de 20 anos. Ao longo deste período, serviu em diferentes funções e atividades e, em suas palavras, “foi um tempo belo, ali formei todo o caminho da minha vida”. Ao se desligar da Ordem, encontrou-se novamente no serviço na Igreja Síria Ortodoxa, e serviu no Brasil, Argentina e na Itália.

Mas foi em 1996 que a irmã Lucia foi recebida na Comunhão Anglicana pelo Bispo Dom Almir, na Catedral da Ressurreição em Brasília. Foi ordenada Diácona em 2001 e Presbítera em 2006, serviu nas comunidades do Paranoá, Ceilandia e, atualmente, está em Anápolis. Pela apresentação do Bispo e aprovação da Junta Paroquial em reunião realizada em fevereiro de 2017, Revda. Lucia foi instituída Cônega Titular da Catedral Anglicana da Ressurreição.

Ser Cônego/Cônega é passar a fazer parte do Cabido da Catedral, que é formado pelo Bispo+ Deão/ã+ Cônegos+ Junta Paroquial.

 

Skills

Posted on

7 de junho de 2017