Arcebispo Justin está entusiasmado com a perspectiva de uma reunião “extraordinária” de primazes

Arcebispo Justin está entusiasmado com a perspectiva de uma reunião “extraordinária” de primazes

O arcebispo de Canterbury falou sobre seu entusiasmo para a reunião de Primazes do próximo mês. O arcebispo Justin convidou primazes e moderadores de toda a comunhão anglicana para a reunião em Cantuária, que vai de 2 a 6 de outubro. A reunião oferece aos líderes anglicanos uma oportunidade para discutir questões importantes dentro de suas províncias, temas mais amplos que afetam toda a Comunhão e assuntos globais.

“Estou ansioso para a reunião dos Primazes”, disse o arcebispo à ACNS. “É um sentimento extraordinário ter os líderes de todas as províncias reunidas para rezar, encorajar-se mutuamente, chorar uns com os outros, celebrar uns com os outros”.

A agenda final será acordada pelos próprios primazes no início da reunião. Mas espera-se que incluir na pauta missão e evangelismo; reconciliação e construção da paz; mudanças climáticas e meio ambiente; e migração e tráfico de seres humanos.

Esta é a primeira vez que os primazes se encontrarão desde a reunião em janeiro de 2016. Em um vídeo para a ACNS, o arcebispo Justin descreveu isso como “uma das semanas mais memoráveis ​​da minha vida”, dizendo que tinha sido “exigente e extraordinário”.

O momento importante que aconteceu, disse ele, foi o voto unânime dos presentes para “caminhar juntos”, embora isso possa estar a uma pequena distância. Um grupo de trabalho foi criado após a última reunião dos primazes para examinar uma série de questões, incluindo a restauração de relacionamentos e a reconstrução da confiança dentro da Comunhão, e este grupo apresentará um relatório preliminar para a reunião do próximo mês.

O arcebispo Justin falou de uma “energia na sala” quando questões como evangelismo, meio ambiente, guerra e paz e refugiados foram discutidas em 2016. Ele disse que saiu da reunião dizendo “é por isso que a Comunhão existe.”

Dezesseis novos primazes tomaram posse desde a última reunião. Um deles, o arcebispo Ezekiel Kondo, que representará a nova província do Sudão. Para o arcebispo Justin, a presença dos novos primazes, é particularmente emocionante. “Haverá uma energia nova e novo entusiasmo – e, sem dúvida, algumas perguntas difíceis … Eu acho que isso será fabuloso”.

Um pequeno número de primazes indicaram que não estarão presentes, por uma variedade de razões.

“Nós vamos sentir falta daqueles que não estarão”, disse o arcebispo Justin, “sentiremos a falta”.

O arcebispo pediu à comunhão ao redor do mundo que ore pelo encontro – que os primazes fossem tocados pelo Espírito, para encontrar a unidade em Cristo e poder caminhar juntos.

(Fonte: www.anglicannews.org – Publicado em 20 de setembro de 2017 3:52 PM)

Skills

, , , ,

Posted on

22 de setembro de 2017